Eventos

As regiões turísticas de Santa Catarina

19/03





O nosso estado possui inúmeras belezas, é rico em natureza e entretenimento, com atrações para todos os gostos. Temos estações bem definidas, com praias lindas e quentes no verão e muito frio nas deslumbrantes serras no inverno.


Para que possamos desfrutar de todos os cantinhos desse estado maravilhoso, Santa Catarina foi dividida em 12 regiões turísticas e hoje vamos falar um pouco de cada uma delas.


 


Caminhos Da Fronteira


Essa região fica no extremo oeste catarinense e faz fronteira com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da Argentina.


O ecoturismo é uma das principais atividades dessa região, junto com as tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses que se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos, formando uma cultura muito rica e muito saborosa.


Principais cidades: Itapiranga, Descanso, Guarujá do Sul, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Anchieta, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Belmonte, Iraceminha, São Miguel do Oeste, Barra bonita.


 


Vale das Águas


O Vale das Águas possui 11 municípios e como o nome diz, a água é o seu principal atrativo turístico. Destaque para a cachoeira Salto Saudades, na cidade de Quilombo, formada por várias quedas d’água no Rio Chapecó.


Em toda a região são encontrados diversos locais com águas termais, exemplos de cidades são Palmitos, Quilombo, São Carlos e Águas de Chapecó. O Rio Uruguai, que passa por várias cidades do Vale das Águas, também é um bastante procurada para passeios de barco e atividades aquáticas nas águas doces.


O turismo religioso também está presente na região, com igrejas antigas, como a capela São Cristóvão, em Formosa do Sul, o Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Caibi e A Casa da Memória, em São Carlos.


 


Grande Oeste


A paisagem desta região é repleta de cascatas e cachoeiras, com estâncias de águas termais, turismo rural, gastronomia, festas típicas, museus e ecoturismo em meio a belíssimas paisagens naturais.


A maioria das cidades tem a população inferior a 10 mil habitantes e Chapecó é o seu principal centro urbano e econômico da região.


Principais cidades: Guatambu, Seara, Arvoredo, Ipuaçu, Xaxim, Aberlado Luz, Ouro Verde, Paial, São Lourenço do Oeste, Coronel Freitas, Chapecó, Faxinal dos Guedes, Bom Jesus, São Domingos, Ponte Serrada, Xanxerê, Passos Maia.


 


Vale do Contestado


Essa região tem um grande valor histórico em função da Guerra do Contestado, ocorrida no início do século XX. Conta também com atrações naturais como cachoeiras, vales e planaltos de vegetação preservada.


Possui uma riqueza multicultural incrível que é resultado da colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.


Principais cidades: Monte Castelo, Canoinhas, Santa Cecília, Três Barras, Alto Bela Vista, Pinheiro Preto, Porto União, Piratuba, Caçador, Tangará, Rio das Antas, Mafra, Presidente Castello Branco, Campos Novos, Treze Tílias, Concórdia, Fraiburgo, Curitibanos, Joaçaba, Videira.


 


Serra Catarinense


É onde se encontra os primeiros hotéis-fazenda do país, a beleza natural da Serra Catarinense é de tirar o folego. A paisagem é formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions.


 A Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, depois de passar por suas estradas sinuosas você chega nos pontos mais altos do país para apreciar uma vista espetacular e se você der sorte, no inverno pode até ver neve.


Com altitudes que chegam a 1.827 metros, é umas das regiões mais frias do Brasil e é a única onde neva em quase todos os invernos, ganhando uma linda paisagem branca com geadas, nevoeiros, granizo, cachoeiras congeladas e nevascas.


Essa região conta também com uma vasta oferta de hotéis-fazendas, que oferecem muito conforto e lazer enquanto você respira o ar puro das montanhas, além de ter uma gastronomia regional maravilhosa e excelentes vinhos das indústrias vinícolas de alta qualidade que recentemente estão se instalando na Serra Catarinense.


Principais cidades: Bom Retiro, Otacilio Costa, Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Lages.


 


Caminhos do Alto Vale


Nas planícies e planaltos do Vale do Itajaí, seus 28 municípios misturam natureza e tradição. O Cicloturismo Vale Oeste passa pelas cidades de Taió, Mirim Doce, Santa Terezinha, Rio do Campo e Salete.


O Caminhos da Fé reúne a riqueza das paróquias, igrejas católicas e luteranas, grutas e monumentos em Rio do Sul, Salete, Pouso Redondo, Ibirama, Ituporanga e Agrolândia. Há também museus sobre a imigração por toda a região e rotas de cachoeiras.


Na cidade de Ibirama, o destaque principal é a natureza com seus cânions, cachoeiras, riachos e Mata Atlântica preservada, o que torna este lugar perfeito para esportes como rafting, rapel, trekking e tirolesa.


 


Caminho dos Príncipes


O nome turístico da região tem origem num fato histórico que aconteceu em 1853, quando as terras do local, onde hoje está localizada a cidade de Joinville, foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II.


Possui belas paisagens litorâneas e recantos rurais encantadores. Nessa região há uma herança alemã muito forte, mas também se encontra influencias italianas, suíça, húngaras, tchecas, ucranianas, norueguesas, polonesas e japonesas.


Principais cidades: Joinville, São Bento do Sul, Massaranduba, São Francisco do Sul, Barra Velha, Jaraguá do Sul, Itapoá, Corupá, Rio Negrinho.


 


Vale Europeu


A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região, localizada no Vale do Itajaí. Dentro dela está Blumenau, a cidade que sedia a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest.


O Vale Europeu guarda uma arquitetura típica e uma culinária deliciosa. Além de possuir cidades-polo da indústria têxtil catarinense onde você encontra produtos de qualidade com preços competitivos.


Principais cidades: Indaial, São João Batista, Gaspar, Brusque, Nova Trento, Luiz Alves, Timbó, Blumenau, Pomerode, Guabiruba.


 


Costa Verde & Mar


É na região Costa Verde & Mar onde nós estamos, localizada no litoral norte catarinense, nossa região possui belíssimas praias onde o mar é de um verde-esmeralda divino, principalmente nas praias das cidades de Porto Belo e Bombinhas.


Balneário Camboriú, onde fica localizado o Hotel Sibara, é a principal cidade procurada pelos turistas. Possui uma ótima infraestrutura e diversas opções de entretenimento como praias, restaurantes, comércio e também abriga algumas das melhores casas noturnas do país.


Em Itajaí encontramos o maior porto pesqueiro do país e em Penha a diversão é garantida com o Parque Beto Carrero World.


 


Grande Florianópolis


É nessa região que está localizada a capital do estado, Florianópolis, famosa por suas belezas naturais e pela qualidade de vida. Você também pode aproveitar toda a ótima infraestrutura da região metropolitana da cidade que oferecem uma grande variedade de hotéis, resorts, restaurantes, cafés, galerias comerciais, shopping centers, supermercados, bancos, parques, cinemas, teatros e diversas opções de entretenimento para a família toda.


Nas redondezas de Floripa, você também encontra as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada praia da Guarda do Embaú.


 


Encantos do Sul


Nessa região você encontra diversas atrações turísticas, no litoral você pode visitar cidades históricas como Laguna, a terra de Anita Garibaldi e para quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura, as praias e lagoas de Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são perfeitas. Também é o berçário das baleias-francas no inverno.


Indo rumo ao interior, os destaques ficam com as estâncias termais de Tubarão e Gravatal e os municípios onde a cultura italiana e alemã predominam como Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima e Forquilhinha.


Essa região também abriga as duas maiores cidades do sul de Santa Catarina: Tubarão e Criciúma.


 


Caminho dos Cânyons


Localizada ao extremo sul do estado, essa região possui impressionantes cânions como o Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral. É procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo para aventuras que adentram as grandes montanhas.


Possui também atrações no litoral e nas cidades do interior. Araranguá a maior delas, com uma boa infraestrutura de comércio e serviços, com praias, dunas, furnas e belos cartões-postais como o Morro dos Conventos.


Principais cidades: Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Passo de Torres, Araranguá, Santa Rosa do Sul, Sombrio.



Compartilhe


FAÇA AQUI
SUA RESERVA

Data de entrada
Data de saída
Adultos
Crianças
Idades das crianças:

CADASTRE-SE E RECEBA
AS MELHORES PROMOÇÕES:

O Hotel Sibara Flat & Convenções utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.