Tem cabra na Ilha das Cabras?
Todos que passam pela Avenida Atlântica não deixam de reparar na ilha que tem bem no centro da praia de Balneário Camboriú.
A Ilha das Cabras está localizada a 600m, em frente à Praia Central e recebe uma iluminação especial que se destaca nas águas das noites badaladas da cidade.
Mas por que Ilha das Cabras? Será que tem cabras lá? A resposta é não. Quer dizer, já teve. E já tiveram até pessoas morando lá!
Na década de 70, a ilha foi habitada por 12 anos pelo seu Marciano Cavalheiro e sua família. Um cidadão ilustre de Balneário Camboriú, que foi também o primeiro salva-vidas da cidade. Ele quem foi o responsável pela paisagem verde que vemos hoje, pois plantou diversas espécies de plantas e árvores para evitar a erosão da ilha.
Seu Marciano também levou para lá outros animais como galinhas, patos, cachorro e cabras. E é daí que surgiu o nome ilha, pois as cabras eram avistadas da praia e aos poucos foi se tornando conhecida como a Ilha das Cabras. Dizem até que antes disso, a ilha era chamada na verdade de Ilha das Cobras.
Hoje não há mais nenhum morador na ilha, mas é um dos principais cartões postais da cidade e foi tombada como área de preservação. Só é possível chegar até ela por meio de barcos e para os mais corajosos, de stand up.
Compartilhe